Maior projeto de requalificação de vias dos últimos 40 anos em Contagem, o programa “Asfalto Novo” está com sua segunda etapa quase concluída, com 80% das obras realizadas. Nesta fase, 81 ruas e avenidas estão sendo contempladas, o que corresponde a 64 km de vias totalmente revitalizadas em toda a cidade. O programa representa um alto investimento da Prefeitura de Contagem para melhorar e modernizar a mobilidade local, promovendo um trânsito mais seguro e ágil para a população e gerando desenvolvimento econômico para a cidade, já que a malha viária revitalizada torna o município mais atrativo para os negócios, tanto nos segmentos de transporte e logística, quanto no comércio e serviços.

Quatro regionais já foram 100% concluídas: Vargem das Flores, que contou com nove vias atendidas; Petrolândia, com sete; Nacional, que teve dez ruas com asfalto novo; e Ressaca, com quatro vias também já concluídas. Locais com grande volume de trânsito pesado e corredores de transporte público foram priorizadas nesta segunda etapa do programa.

Foto: equipe da Semobs

Eldorado

Bastante populosa e concentrando um dos principais centros comerciais de Contagem, a região do Eldorado foi contemplada com 13 vias nesta etapa do programa “Asfalto Novo”. 98% dos serviços já foram realizados. Resta o trecho de aproximadamente 330m da rua Rio Comprido, entre as ruas Sirma e Pompéia, no bairro Santa Cruz, onde haverá uma intervenção de drenagem, a rua José Olinto Fontes, no bairro Eldorado, e as obras complementares ao longo dos 6,5 km da avenida José Faria da Rocha, que está ganhando também uma ciclovia em toda a sua extensão, ampliando e diversificando a mobilidade local.

Industrial

Região que faz a integração de Contagem com Belo Horizonte, o Industrial teve 12 ruas e avenidas incluídas no programa e já atingiu 96% de execução. Neste momento, a avenida Juscelino Kubitscheck está em andamento. Na sequência, as ruas Osório de Moraes, Antônio Gonçalves Neto e av. Dr. Antônio Chagas Diniz receberão o asfalto novo.

Riacho
No Riacho, 11 vias foram incluídas nesta etapa do programa. 99% dos trabalhos já foram feitos, restando apenas finalizar a revitalização da rua Rio Paraopeba, com cerca de 1,6 km de extensão e que faz integração das regiões Riacho e Eldorado.

Sede

Das 15 vias listadas para esta etapa do programa, a região da Sede está contemplando as ruas Um, Sete e Alameda Flor de Cactus, todas no bairro Chácaras Del Rey, com obras de drenagem profunda, indispensáveis para a urbanização do território. Até aqui, 38% do cronograma para aquela regional foi cumprido e os trabalhos estão sendo realizados, neste momento, na rua Pará de Minas, bairro Maria Conceição.

Autor: jornalista Rômulo Abreu / Edição Carol Cunha